Prémios Mozal Artes e Cultura 2025

O QUE PRECISAS SABER PARA TE CANDIDATARES AOS PRÉMIOS MOZAL ARTES E CULTURA 2025?


Os Prémios Mozal Artes e Cultura 2025 já abriram, e se és um jovem artista moçambicano de uma das 7 categorias contempladas no projecto – Artes Visuais, Fotografia, Cinema e Audiovisuais, Teatro, Dança, Design de Moda e Vestuário ou Música, tens agora oportunidade de te candidatar com os trabalhos que realizaste nos últimos 18 meses, para seres avaliado por um júri de personalidades reconhecidas em cada área e teres a oportunidade de seres selecionado como nomeado, entre os melhores, ou mesmo seres vencedor da tua categoria, recebendo um prémio de 120 000,00Mts.

Para tal, deves seguir os próximos passos:
1. Nesta página em que estás (EDIÇÃO PMAC 2025) encontras todas estas informações.

2. Seguidamente deves aceder aos REGULAMENTOS e poderás baixar o Regulamento Geral do Concurso e o Regulamento Específico da tua Categoria. Lê-os cuidadosamente. Para a tua candidatura terás sempre que ter em conta as regras de ambos os documentos.

3. Vai ao link CANDIDATURAS onde poderás baixar o PDF do Formulário da tua Categoria. Assim, podes também ficar a conhecer antecipadamente todas as perguntas a que terás que responder e os documentos que precisas reunir para enviar.

4. Vai ao link TUTORIAIS onde podes aceder a apresentações em slide show, tutoriais, que te explicam o essencial de como proceder para o registo dos documentos áudio, vídeo ou de imagem a enviar.

5. Situações particulares:
5.1 Se és de uma das categorias performáticas, há questões específicas relacionadas com direitos de autor das obras apresentadas, por isso se concorres como intérprete (actor num espectáculo ou filme encenado ou realizado por outrém, cantor de músicas compostas por outros, bailarino em espectáculo com coreografia da responsabilidade de outros, desenhador de vestuário para espectáculos dirigidos por outros) deves apresentar uma Declaração de autorização da tua candidatura, do responsável máximo pela obra, validada pela sua assinatura.
5.2 Se fazes parte de um colectivo, o grupo deve sempre identificar um responsável máximo, em nome do qual segue a candidatura e que será sempre o representante da equipa responsabilizando-se por todas as actividades atribuídas aos vencedores – visibilidade nos media, participação no vídeo vencedor, etc.

6. Quando tiveres tudo pronto para preencher, pensa como irás facultar os ficheiros mais pesados – imagem, vídeo, áudio. Tens duas formas diferentes nos formulários: podes fazer upload do ficheiro ou podes colocar os teus ficheiros numa drive e enviares-nos o link. Mas se envias o link não podes esquecer que tens que abrir os acessos dos ficheiros a todas as pessoas com link, como leitores, caso não, vamos ter problemas para poder abrir.

7. Qualquer outra questão ou problema que tenhas, a Kulungwana estará sempre disposta a responder, desde que não seja no último dia do prazo para fecharmos as candidaturas. Terás 49 dias para nos enviares o teu projecto candidato, começa já a seguir as nossas indicações, junta as tuas várias dúvidas e envia para kulungwana.comunicacao@gmail.com com os teus contactos e nós retornaremos com soluções e respostas.

8. A Kulungwana irá também promover, no dia 28 de Maio, entre as 17h e as 18h, um directo para o esclarecimento de dúvidas e, entre as 18h e as 19h, uma oficina virtual de como elaborar um portfolio artístico, que ajuda a tua candidatura a ter melhor qualidade e te prepara para concorrer a qualquer concurso ou financiamento nestas áreas.

9. Se recebermos duas ou mais candidaturas do mesmo autor com o mesmo título de projecto, presumimos que a candidatura está repetida e só consideramos uma delas, a última entrada, por isso cuidado para não enviares mais do que uma vez com dados diferentes.

10. Todos os artistas de todas as províncias são mais que bem vindos, queremos ver o talento de todo o país.