Escritor Aldino Muianga tem “Asas Quebradas”

“Asas Quebradas” é o título do novo romance do escritor Aldino Muianga que será lançado a 3 de Outubro, na cidade de Maputo.

O livro, que sai sob a chancela da editora CAVALO DO MAR, será apresentado pelo académico Aurélio Cuna, numa sessão que contará ainda com uma leitura encenada do escritor e encenador ROGÉRIO MANJATE.

Este evento servirá para celebrar os 30 anos da produção literária de Aldino Muianga, que este ano é o escritor homenageado na Feira do Livro de Maputo.

Esta é a segunda obra publicada pela CAVALO DO MAR, na colecção PELAGEM NEGRA, e é a 15.ª obra do autor.

Sobre Aldino Muianga, escreve o Prof. Francisco Noa que a obra de Aldino Muianga faz a articulação que se pretende harmoniosa entre a ficção e o mundo real, visto que ela acaba, de facto, por instituir-se como a grande vocação dos escritores e dos artistas africanos em geral.

Diz ainda que, “no âmago do seu processo criativo, esses escritores, como Aldino Muianga, não se conseguem alhear da realidade, de onde provêm e que os envolve, os questiona, os fascina ou simplesmente os indigna...”.

Nascido a 1 de Maio de 1950, Aldino Frederico de Oliveira Muianga, de seu nome completo, é membro efectivo da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e sócio fundador da Associação dos Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (AMEAM).

Um dos mais importantes e activos escritores nacionais, Muianga foi colaborador de primeira linha da revista CHARRUA e da revista ECO, editada pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

Coordenou a página literária da revista SAPES, editada no Zimbabwe, entre 1991 e 1992, onde publicou ensaios sobre literatura lusófona nos países africanos.

Colaborou como cronista em diversos meios de comunicação social, nomeadamente no semanário DOMINGO e na revista TEMPO.

Está publicado no Brasil (A Noite de Kebera, Kapulana, 2016; e O Domador de Burros) e tem contos seus incluídos em antologias publicadas em Portugal, no Brasil, na Suíça, França, e outras várias páginas e revistas literárias em Moçambique e no estrangeiro, servindo de base para teses de dissertação em cursos de literatura.

Vive actualmente na África do Sul, onde exerce a profissão de médico-cirurgião e é docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Pretória.

Laureado com diversos prémios, um dos quais é o “Grande Prémio José Craveirinha de Literatura”, em 2009, com o romance “Contravenção: Uma história de amor em Tempo de Guerra”, Aldino Muianga publicou três romances (A Rosa Xintimana; Meledina ou a História duma Prostituta, Contravenção, uma História de Amor em Tempo de Guerra; e Nghamula, o homem do tchova, ou o Eclipse de um Cidadão), uma novela (Magustana) e nove livros de contos (Xitala-Mati; A Noiva de Kebera; O Domador de Burros; A Metamorfose; Contos Rústicos: Mitos, Estórias de Espiritualidade; Contos Profanos; e Cadernos de Memórias, Volumes I e II).

[NOTICIAS, Maputo, 28 de Setembro de 2017, p. 27]