2013

Exposição de Fotografia de Grant Lee Neuenburg
XiLuNGuiNi é uma palavra sobre a linguagem. É o título dado por Grant Lee Neuenburg à exposição de fotografia com trabalhos das séries Guachenegrafia e Amor Maputo apresentados na Galeria Kulungwana. Esta exposição é uma contribuição de Grant Lee Neuenburg a uma linguagem em evolução da imagem fotográfica. A linguagem que é contemporâneo de Maputo e do que nos rodeia. É expresso em detalhes, acontecimentos passados despercebidos pela maioria.
Grant Lee Neuenburg com enquadramento inesperada fotografa superfícies que foram esfregadas, rasgadas, arranhadas, enferrujadas e apodrecidas.Torna-se numa linguagem visual de absorção, adaptação, desfiguração e mudança. Há um olhar para a linguagem urbana do graffiti e paredes marcadas como uma amplificação do processo natural de deterioração material das coisas.
Estas imagens são também memória embutida nas superfícies, tais como nas superfícies de madeira pintadas dos barcos que se tornam imagens de abstracção do tempo.
As imagens são ricas e densas e, finalmente, autónomas, revelando um mistério em cada imagem que tentamos decifrar.
13 de Junho - 20 de Julho 2013

Processos é uma exposição de artes visuais que apresenta uma instalação envolvendo três obras que espelham processos de criação individual.
A ideia desta exposição parte do interesse em pesquisar sobre os meandros da produção artística contemporânea. Processos propõe gerar novos (des)entendimentos sobre o que é a obra de arte e sobre o que é ser artista na actualidade, a partir de uma aproximação aos processos criativos de três artistas contemporâneos que trabalham em Maputo na área da instalação.
A cada artista foi pedido que criasse uma obra sobre a sua obra, mais concretamente sobre o processo de criação da sua produção artística.
Processos é o resultado do trabalho individual de Berry Bickle, David Mbonzo e Jorge Dias na procura de materialização desse desafio.
25 Julho- 14 de Setembro 2013