Galeria Eventos

O júri dos PRÉMIOS MOZAL – ARTES E CULTURA reuniu-se, pela primeira vez, a 14 de Fevereiro de 2018 tendo tomado conhecimento do regulamento, nos seus aspectos gerais, e tendo procedido à nomeação do presidente do mesmo.

No decorrer da sua actividade, o júri reuniu-se seis vezes, tendo discutido algumas questões julgadas pertinentes, que se prendiam com o regulamento do Prémio MOZAL – ARTES E CULTURA, bem como tendo iniciado uma escolha de eventuais artistas e produtores culturais que poderiam ser nomeados e, posteriormente, premiados.

No essencial, o trabalho do júri foi fundamentado

1. Considerando o preceituado no ARTIGO 1 do Regulamento dos PRÉMIOS MOZAL – ARTES E CULTURA, respeitante ao incentivo e divulgação de novos criadores de diferentes áreas artísticas, com vista a reforçar o apoio a novas criações e promoção dos valores da arte contemporânea moçambicana;

2. Considerando também que os artistas que a seguir se apresentam estão em franca afirmação da sua carreira artística nos campos citados, tendo vindo, progressivamente, a destacar-se no exercício da sua actividade artística, em particular durante os últimos doze meses; e

3. Considerando ainda, e por fim, o seu protagonismo em intervenções relevantes e inovadoras na vida artística do país e, algumas vezes, com visibilidade internacional.

Entre as questões que foram recorrentemente discutidas pelo júri, esteve a idade limite dos candidatos seleccionados, tendo-se posteriormente estabelecido uma faixa etária à volta dos 35 anos, ainda que, para certas áreas culturais, tenha havido claramente dificuldades em listar artistas com o perfil que o regulamento impunha. Percebemos que não era um exercício fácil de fazer, já que, se em algumas áreas culturais existia um grande número de artistas em actividade, noutras isso já não era tão visível, reflectindo o estágio de desenvolvimento das mesmas.

Outra questão difícil era a abrangência nacional do prémio, o que obrigava os membros do júri a ter acesso à actividade cultural que se fazia no imenso território nacional. Foi uma questão que não conseguimos ultrapassar verdadeiramente, ainda que se tivessem estabelecido contactos com algumas associações culturais de cada uma das províncias do país.

A selecção dos três nomeados para cada uma das áreas foi resultado de um trabalho e de um exercício que todos os membros do júri estabeleceram entre si, de modo a chegar ao entendimento destas nomeações e, num momento seguinte, à escolha dos artistas que deveriam ser distinguidos.

Queria agora agradecer, a todos os outros elementos do júri pela sua prestação ao longo do ano, ao serviço das Artes em Moçambique.

Vai passar-se agora à apresentação dos nomeados e à tão esperada revelação dos premiados a quem exprimimos desde já as nossas felicitações, nesta primeira edição dos PRÉMIOS MOZAL – ARTES E CULTURA 2018.

Maputo 29 de Novembro de 2018