GINECEU

Inaugura-se a 23 de Maio, pelas 18 horas, na Galeria Kulungwana, sita na Estação Ferroviária de Maputo, a exposição colectiva “Gineceu”.  Esta exposição tem o seu término em 21 de Junho próximo.

 

A exposição colectiva “Gineceu”, a inaugurar a 23 de Maio, integrando um grupo de 8 criativas, – Carmen Maria, Djamila de Sousa, Gracinda Percina Cumbe, Lica Sebastião, Maimuna Adam, Ulica Abrantes. Suzette Honwana (Tiassu) e Wacy Zacarias – é resultado dum projecto promovido pela Associação Kulungwana, cujo início remonta a Junho de 2018.

Este projecto colaborativo pretende abranger artistas de diferentes áreas, como a fotografia, têxteis, bijutaria, gravura e nova mídia, inclui ainda residências artísticas para experimentação, desenvolvimento e criação de novas obras e potenciar novos produtos.

Maimuna Adam, uma das participantes do projecto, afirma que o projecto “tem como objectivo intervir directamente na criação e recriação positiva e no potencial de cura de feridas psíquicas da energia feminina. Como primeira intervenção decidiu-se numa exposição com o objectivo de modificar o espaço da Kulungwana e o transformar num Gineceu voltado para o cabelo.

Enquanto trabalhávamos, foi-se revelando o peso simbólico do cabelo como afirmação e aceitação da identidade, (auto-) confiança, processos de cura, movimentos sociais e políticos, profissões, aspirações e crenças espirituais-religiosas. O nosso “salão”, onde os visitantes se deparam com um espaço fictício, referência ao imaginário de histórias populares como uma ‘teia’ suspensa que, assim como as sinapses do nosso cérebro, criam ligação entre diferentes ideias, objectos ou materiais, criando novas possibilidades e associações entre eles. A instalação e obras incluídas ocupam o espaço propositadamente, tornando os espectadores, de maneira inevitável, parte da obra”.

Nesta primeira mostra, o projeto focou-se nos materiais comuns, como a capulana, pentes e ‘mecha’ (cabelo sintético), entre outros, ao mesmo tempo que foi feita a experimentação de técnicas, que incluiu o tingimento de tecidos e a transferência de imagem, como a impressão digital sobre pano.

A exposição tem a curadoria de Maria Elisa Chim.