Representações e Caracterizações

Representações e Caracterizações

Inaugura-se a 17 de Agosto, pelas 18 horas, na Sala de Espera da Kulungwana, sita na Estação Ferroviária de Maputo, a  exposição colectiva “Representaçõese Caracterizações”.  Esta exposição tem o seu término em 15 de Setembro próximo.

Desde sempre, os animais ou seres zoomórficos estão presentes na vida de todos os povos e culturas. Eles estão presentes na literatura, bem como nas artes, com especial enfoque na cerâmica, baixos-relevos e, de modo geral, na arquitectura monumental da antiguidade. A cada animal estão associadas determinadas características, como o poder, a lealdade, a sagacidade, entre outras, figurando muitos deles no santuário das divindades das diferentes religiões.

Recorrendo-nos ao curador da exposição, o artista plastico Jorge Dias, este afirma que “a representação de animais na arte é mais do que um simples estilo com características comuns em diferentes abordagens. É um amplo envolvimento heterogéneo. É mais do que uma atitude ou forma de abordar a arte, que aglutina diversos artistas de várias expresses artísticas e formações. Surge com uma exaltação e desejo pela caça e necessidade de protecção, onde predominava uma visão de grupo ao longo dos tempos. Hoje passa por uma forma de ser e estar. Uma opção, plástica, estética e uma linguagem”.

Estas são algumas das motivações que servem de base para a existência desta exposição, no seguimento da actividade regular que vem sendo realizada pela Associação Kulungwana.

Esta exposição é composta por obras de 29 artistas – Carmen Maria, Carlos Roque, Falcão, Félix Mula, Filipe Branquinho, Fornazini, Funcho, Gemuce, Ídasse Tembe, João Ribeiro, Jorge Nhaca, Kester, Licínio de Azevedo, Luís Bernardo Honwana,  Malangatana, Matias Ntundo, Muando, Noel Langa, Norberto, Pedro Pereira Lopes, Reinata Sadimba, Ricardo Rangel, Roberto Chichorro, São Paixão, Simões, Tomás Cumbana, Ulisses Oviedo, Victor Marrão e Victor Sousa – reflectindo várias áreas artísticas, tais como as artes plásticas, a literatura, o cinema e o artesanato, entre outras formas de expressão cultural.