Colecção Crescente 2016

Inaugura-se a 24 de Março, pelas 18,00 horas, na Galeria Kulungwana, sita na Estação Central de Maputo, a sexta edição da exposição colectiva “Colecção Crescente 2016”. Estão expostas obras de cerca de cem artistas moçambicanos, tornando-se assim na grande mostra da criatividade nacional. Esta exposição prolonga-se até ao próximo dia 7 de Maio.

A exposição colectiva “Colecção Crescente” assume desde 2011, altura em que se realizou a primeira mostra, uma importância cada vez maior na vida cultural do país. O número sempre crescente de presenças dos artistas nacionais reflecte o interesse que a mesma ganhou, tornando-se na maior mostra da criatividade artistica nacional.Nesta edição, cerca de cem artistas, desde autodidactas, jovens estudantes de artes da diversas instituições de ensino, até nomes consagrados nas artes plásticas nacionais, alguns dos quais com presença em todas as edições até agora realizadas, usando as mais diversas técnicas, confirmam o interesse e a importância do mesmo.

Este interesse por parte dos artistas é resultado da grande abertura que é dada à sua participação, em virtude de não existir uma pré-selecção dos artistas e obras, recebendo cada um deles três placas de MDF (madeira prensada), com 18x18 cm, ficando os artistas com plena liberdade para as trabalharem. Este formato, bastante pequeno, dá possibilidade aos artistas de ensaiarem experiências, tanto do ponto de vista técnico, mas também na abordagem do assunto, imagem e expressão artística.

O interesse da Colecção Crescente atingiu já uma dimensão internacional, tendo estado exposta na Finlândia em 2011, seguindo-se, no ano seguinte, a Holanda. Ao nível nacional, a Colecção Crescente foi levada pela primeira vez à Beira, onde esteve exposta na Casa do Artista, em 2015, no âmbito da parceria existente entre as duas associações.

A exposição é acompanhada por um catálogo, graficamente esmerado, tal como tem acontecido nas edições anteriores (2011 -2014 e 2015).

A colectiva, realizada por iniciativa da Kulungwana, tem o apoio do MOZA BANCO e da Embaixada da Noruega, permitindo assim a sua existência e continuidade.