António Cossa

Exposição de fotografia “SYRIA: THE JOURNEY OF THE TIME” de ANTÓNIO COSSA

 De 27 de Junho a 12 de Julho de 2019

 

A Associação Kulungwana acolhe a exposição de fotografia “SYRIA: THE JOURNEY OF THE TIME“, do fotógrafo moçambicano António Cossa, na sua Galeria , sita na Estação dos Caminhos de Ferro, a ser inaugurada no próximo dia 27 de Junho, às 18H00 horas, ali permanecendo até 12 de Julho.

Em 15 de março de 2011, eclodiram na Síria os primeiros protestos contra o presidente Bashar al Assad, marcando o início de um conflito sangrento, que causou já 370.000 mortos.

A guerra na Síria, que começou como um mero conflito civil, envolveu gradualmente governos, exércitos e milícias de todo o mundo, causando a pior catástrofe humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. Para além do número indizível de vítimas, segundo a ONU são mais de 12 milhões de sírios os que necessitam de ajuda humanitária, dentro e fora do país. E o drama para a população civil parece destinado a durar ainda por muito mais tempo.

É sobre este conflito, de candente actualidade, que a exposição de António Cossa retrata. Muito raramente, um fotografo moçambicano acompanha no terreno um acontecimento desta magnitude e relevância internacional.

Tendo começado por documentar a viagem dos refugiados da ilha grega de Lesbos, Macedónia, Sérvia, Hungria, Eslovénia e na fronteira austríaca, passou depois a documentar fotograficamente a crise Rohingya no Bangladesh e na fronteira com Myanmar. Fotografou igualmente o campo de refugiados em Calais, conhecido como a “selva”,  onde os migrantes se esforçam por alcançar o Reino Unido.

António Cossa é um fotojornalista Moçambicano que vive e trabalha em Praga na República Checa, com formação em documentário fotográfico, jornalismo literário e cinematografia. 

O seu primeiro projecto fotográfico foi em Moçambique, em 2002, denominado Tribo Makonde, que teve como objectivo principal perpetuar os ricos hábitos e costumes dessa tribo, as suas impressionantes danças tradicionais, os rituais de iniciação e o artesanato como a identificação do povo e da sua história.  Entre 2008 – 2009 trabalhou num novo  projecto,  “Fé e o sofrimento dos peregrinos de Fátima”, no norte de Portugal. Foi ainda fotógrafo freelancer para os media moçambicanos, internacionais e organizações não-governamentais como o UNICEF e o British Council.

No seguimento da sua actividade, o fotógrafo tem sido convidado para palestras em universidades e instituições não-governamentais, a fim de partilhar as histórias e condições de pessoas que são vítimas da pobreza, injustiça e outros aspectos humanitários.

Durante a sua carreira, António Cossa teve o privilégio de retratar oficialmente muitas celebridades e figuras públicas, tais como Nelson Mandela, o Dalai Lama, Robert Mugabe, Mike Tyson, Richard Gere, John Travolta, Václav Havel, Jean Rano, Willem Dafoe, B.B. King, Marilyn Manson, Alan Rickman, Isaach de Bankolé, Harvey Keitel, Marlin Strip, Steven Spielberg, Uma Thurman, Steve McCurry e Jeremy Renner.

O seu trabalho tem sido mostrado em várias galerias e museus internacionais, como Granada, País Basco, Portugal, Goa/Índia, Moçambique, Alemanha, Itália, Espanha, França e na República Checa.