Maré cheia

A Associação Kulungwana vai acolher na sua galeria, sita na Estação Central dos CFM, a exposição colectiva de Manuela Pimental e JAS, a decorrer entre 6 e 17 de Maio de 2019

No seguimento da sua actividade, a Galeria Kulungwana acolhe uma exposição de dois jovens artistas portugueses – Manuela Pimentel e JAS.

Nascidos ambos na cidade do Porto, tem-se dedicado a uma actividade multifacetada, que compreende a pintura, o desenho, a cenografia e o video e, tal como o texto de apresentação, do escritor Valter Hugo Mãe, os “seus modos têm que ver com a vastidão do atelier exterior que é a cidade e o mundo, quero dizer, seu pensamento é largamente votado para uma oficina de exploração de culturas e lugares distintos, resultando numa súmula de identidades que, ao invés de ensimesmar uma só tradição absorve e celebra todas as referências possíveis”.

Esta curiosidade e entendimento do Outro, leva-os a colher “cartazes das paredes de todas as cidades, escolhendo papéis japoneses ou nepaleses, aludindo a tempos e lugares diferentes sem limite”. O escritor conclui, afirmando: “Há qualquer coisa de retribuição, estão atentos ao que são os outros, as suas referências e história, e a arte comparece enquanto respeito e conhecimento. Cada peça elogia o que integra, é um modo de integração”.

A ausência duma presença expositiva regular de artistas portugueses nas nossas galerias, nos últimos tempos, é motivo suficiente para despertar o interesse de artistas locais e do público em geral, para visitar a exposição e estabelecer um diálogo frutuoso, que se poderá prolongar no futuro, entre estes jovens artistas portugueses e os jovens artistas moçambicanos.

A exposição teve o patrocínio do Instituto Camões – Centro Cultural Português, da Embaixada da Noruega e da empresa “Vista Alegre”, que se mostraram sensíveis aos propósitos desta mostra.