DAS MÃOS AO CORAÇÃO

EXPOSIÇÃO COLECTICA DE CERÂMICA  “DAS MÃOS AO CORAÇÃO” DE MAPFARA, MASSUNGANHANE, SÉRGIO MUCHABJE, TSENANE

DE 7 DE NOVEMBRO A 14 DE DEZEMBRO DE 2019

 

A actividade expositiva da Associação Kulungwana termina de forma auspiciosa com uma exposição colectiva de cerâmica, de autoria de Mapfara, Massunganhane, Sérgio Muchabje e Tsenane, a inaugurar no dia 7 de Novembro, pelas 18,00 horas, prolongando-se a mesma até 14 de Dezembro de 2019, na  Sala Galeria de Espera, na Estação Ferroviária de Maputo, sita na Praça dos Trabalhadores.

A actividade expositiva da Associação Kulungwana termina com uma exposição colectiva de cerâmica, de autoria de Mapfara, Massunganhane, Tsenane e Sérgio Muchabje, a ser inaugurada em 7 de Novembro, com fecho a 14 de Dezembro próximo.

A cerâmica ganhou, nos últimos tempos, uma grande visibilidade, em resultado da presença constante de nomes já conhecidos nas salas de exposição locais.

A exposição colectiva “Das Mãos ao Coração”, de autoria de Mapfara, Massunganhane, Sérgio Muchabje e Tsenane, integra-se nessa dinâmica expositiva.

Os quatro artistas paticiparam num movimento, que partindo da cerâmica tradicional, permitiu-lhes traçar novos caminhos para a cerâmica moçambicana contemporânea. Os quatro artistas, que integram a mesma geração (o mais velho, nasceu em 1978; o mais novo em 1981) iniciaram a sua actividade artística em finais da década de 1990 e logo se evidenciaram pelas propostas inovadoras que traziam. Posteriormente, a sua passagem pelas instituições universitárias veio a alargar o campo das suas possibilidades, permitindo-lhes novas e mais arrojadas experiências.

Neste movimento poder-se-ia acrescentar ainda os nomes de Reinata Sadimba e de João Donato, que inspirados por outras realidades, vieram a diversificar e a enriquecer a cerâmica moçambicana.

A exposição “Das Mãos ao Coração”, com a curadoria de Ulisses Oviedo, abre-nos a possibilidade de acompanhar a evolução destes quatro artistas, que têm nestes últimos 20 anos participado activamente na evolução da cerâmica moçambicana, tanto ao nível local como internacional.