Sementes D'Alma - Ídasse

Sementes D'Alma, exposição individual do artista plástico Ídasse, inaugura a 10 de Setembro, às 18 horas na Galeria Sala de Espera da Associação Kulungwana.

Esta mostra integra um conjunto de 17 obras de desenho, pintura e escultura, trabalhadas em diversos materiais e suportes e tem a curadoria de Ciro Pereira.

Dando relevo ao trabalho de grafite s/ papel, este conjunto inclui, também, algumas peças noutras técnicas, apontamentos que dão imagem da diversificada e já vasta Obra do artista.

O catálogo editado contém, para além de reproduções de Obras desta exposição e de dados biográficos do autor, textos de António Cabrita, Calane da Silva e Marcelo Panguana, dos quais destacamos alguns excertos:

No caso de Ídasse, o artista parece, na espantosa capacidade expressiva que o caracteriza, querer iluminar as formas de um bestiário de seres incatalogáveis e certamente sobrenaturalizados, como se procedesse a uma frottage espiritual a partir dos totens dos deuses.
António Cabrita

(…) ao enveredar igualmente pela escultura, modelando com qualidade singular a madeira, o ferro ou o barro, às vezes todos estes elementos numa só obra. Mas esta é, outrossim, uma pequena janela-montra indicadora da grande exposição-vida que se prepara para 2016.
Calane da Silva

Ídasse ressurge agora do silêncio, do afastamento altivo que o manteve longe das luzes da ribalta. Reaparece indiscutivelmente maduro. Mais surpreendente, mágico, inovador, sedutor, um visionário dos nossos tempos.
Marcelo Panguana

A exposição estará patente até 10 de Outubro do presente ano.

Notas biográficas

Ídasse Ekson Malendza, nasceu no Vale do Infulene, em Maputo, em 1955. É um dos cultores da estética no caminho da identidade das artes Plásticas de Moçambique. Pratica Desenho, Pintura, Cerâmica e Escultura. Também tem incursões no domínio da Instalação e do Painel de grandes dimensões.

Teve como professores Manuela Sena, João Paulo e António Bronze. Em 1979 fez o Curso de Animador Cultural no Centro dos Estudos Culturais, com Malangatana e Domingos Manhiça, onde adquiriu conhecimentos de Antropologia, História da Arte Moderna e Arte Africana, Música, Fotografia, Teatro, Pintura, Cerâmica, Desenho e Xilogravura. Sob a orientação de António Quadros completou o Curso de Comunicação Gráfica.

A partir de 1982 passa a dedicar-se exclusivamente às artes visuais. Trabalha no Instituto Nacional de Cinema onde cria o departamento de Arte. Integrou o movimento artístico Charrua. É membro do Núcleo de Arte, da Associação Moçambicana de Fotografia, da Associação de Escritores Moçambicanos e do Movimento “Habitantes de Desenho”.

A obra de Ídasse encontra-se representada em várias colecções em Moçambique e em países como Nigéria, África do Sul, França, Portugal, Espanha, EUA, Itália, Dinamarca, Japão, Áustria, Suécia ou Brasil.

Ao longo da sua carreira, Ídasse participou em mais de uma centena de exposições, integrou vários júris e realizou diversas curadorias. Também participou em vários workshosps e fez várias residências em Moçambique e no estrangeiro.