Alda Costa: Uma Colecção, Múltiplas Conexões

A Galeria Kulungwana acolhe até finais do mês de Junho uma exposição de arte e diversos objectos da colecção particular de Alda Costa.

Nesta apresentação pode acompanhar parte do percurso de vida da museóloga e historiadora que foi criando esta colecção a partir de um interesse e fascínio pelas artes e objectos que demonstrou desde cedo na sua vida. As peças que foi descobrindo e adquirindo seguem este percurso, que permitiu-lhe contacto com as várias práticas artísticas de norte ao sul do país. Através desta exposição pode-se também ter uma ideia do seu universo, das relações que manteve e mantém com artistas locais e na diáspora.

Alda Costa apresenta-nos várias perguntas, entre elas:
"Como é que se começa a coleccionar? Porque é que se começa a comprar arte? Como é que uma pessoa como eu é parte desta história?"

Esta exposição coincide com a publicação do livro "Arte e Artistas em Moçambique: Diferentes Gerações e Modernidades" - é o 4º livro da sérieKulungwana a ser publicado pela editora Marimbique.

Como sugere o título, este livro considera os diferentes momentos na produção artística local, referindo aos intervenientes e o contexto em que ocorreu, os materiais e técnicas utilizadas, também como novas formas e tendências seguidas pelos artistas Moçambicanos.

Curadoria por Alda Costa e Mariana Camarate.

A exposição estará patente de 29 Maio a 28 de Junho.